O Festival de Arte Digital (FAD) é um evento anual que tem a finalidade de promover a reflexão da arte digital pelo mundo. O evento já conta com mais de 5 edições e contempla artistas nacionais e internacionais. No ano de 2012 a instalação “Manequim” foi uma das selecionadas para ser exposta.
A instalação faz parte da exposição Hackbarbie, descrita a seguir:
A exposição Hackbarbie, incluindo a instalação Manequim, nasceu de um conceito sobre a sociedade de consumo do corpo. O corpo humano virou mercadoria e o mercado dita padrões de beleza e comportamento para seus adeptos.
Milhões de cirurgias são feitas em nome de uma beleza padrão. Bonecas semelhantes a Barbie (cópia de cópia) foram escolhidas como ícones dessa beleza pasteurizada e mediana, ou medíocre que habita a mídia e a cabeça da dita civilização humana. Até na china expressões milenares de beleza são substituídos pelo estereótipo americano. Milhões de cirurgia são feitas nivelando o perfil das pessoas. Seios, lábios, vaginas , panturrilhas siliconadas são avo da indústria da estética americana de mercado. Podemos notar que o campo dos cosméticos, remédios e fitness ganham proporções inéditas. A alma, enquanto isso, continua sem ser “malhada”. Essa cultura da casca que valoriza um determinado tipo de beleza vem a nos confirmar o espírito de gado, de cardume e de tropa de burros que avassala a cultura ocidental principalmente. O mercado dita a moda e a cambada vai atrás. É patente ver a esquizofrenia midiática que revela nas propagandas sua cara. Hora você deve beber refrigerante A ou B, Cerveja C ou D , sanduíche E ou F e depois entram os anúncios de academias, de cremes milagrosos e xaropes de emagrecimento fácil.
A sociedade se alterna assim em comer e malhar, como se fossemos gado ou tropa de cavalos amestrados.
Manequin é uma das instalações que ironiza esse tipo de comportamento através de uma arte interativa em que o espectador usa como elemento de interface um bisturi e faz a dissecação das informações impressionantes sobre a indústria da beleza-burra e cega.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o CPESM (Centro de Pesquisa e Experimentação em Sistemas Multimodais). O CPESM é um laboratório de pesquisa/extensão da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade, ligado a PROEX (UFMG), localizado no Conservatório UFMG (Belo Horizonte-MG), que tem como objetivo criar, desenvolver e produzir conteúdos digitais em suporte de tecnologias digitais, em suas várias modalidades, com objetivos de divulgar, para a comunidade acadêmica e público em geral, conteúdos científico-culturais.
São desenvolvidos no Centro de Pesquisa e Experimentação em Sistemas Multimodais trabalhos dedicados à pesquisa, desenvolvimento e produção em Artes Digitais, computacionais, poéticas e interfaces multimodais. Também são realizadas oficinas e exposições, em parceira com diferentes laboratórios da UFMG e empresas.
Algumas fotos do projeto: